> Laísa Vasconcellos Make Up: Pinceis: SINTÉTICOS X NATURAIS
featured

Pinceis: SINTÉTICOS X NATURAIS

Olá minhas lindezas, tudo bem com vocês?!

Essa semana eu e minha grande amiga do  CORAÇÃO Lorrany Freitas, maquiadora em Uberlândia MG, (https://www.facebook.com/lorranyfreitasmakeupdesign?fref=ts) sobre os  pinceis de cerdas sintéticas e os de cerdas naturais, por isso resolvi fazer esse post sobre eles, e tentar sanar as dúvidas mais comuns de todas vocês!

Hoje vamos falar deles, instrumentos que nos ajudam na elaboração de uma maquiagem perfeita.Não tem como e nem é legal escolher só uma qualidade de pinceis, os dois são ótimos, adoro pincéis de cerdas naturais para um acabamento mais esfumado mas leve e também adoro pincéis de cerdas sintéticas para correções precisas e boas aplicações. O legal é saber misturar as utilidades dos dois e conseguir bons resultado.

A diferença estrutural de cada tipo de cerda

Cerdas naturais são feitas de pelos de animais e por isso são como nosso cabelo: possuem poros, cutículas. Já os sintéticos não são assim, por isso que maquiadores preferem usar pincéis sintéticos para produtos líquidos, porque as cerdas lisinhas dos sintéticos vão sugar menos produto do que as cerdas naturais sugariam. Seguindo a mesma lógica, preferimos usar pincéis naturais para produtos em pó porque as cutículas e os poros pegam bem o produto e esfumam de uma forma bacana.
Mas isso não é regra, se você comprou um kit só de um tipo de pincéis, você pode ser feliz também. Não fique tão fixadas assim.

Pincéis de aplicação e de esfumar
Pincéis de esfumar possuem cerdas moles e maleáveis. Pincéis sintéticos costumam ser menores e específicos na aplicação de alguns produtos. Por exemplo, pincéis sintéticos são ótimos na hora de se aplicar base e corretivo porque eles sugam pouco produto e o fixam na pele. Pincéis de esfumar pegam menos produto. Você pode até esfumar com um pincel que seja sintético, mas o trabalho será mais difícil do que se fizesse isso com um de cerdas naturais.
Vou exemplificar nesse quadro, a diferença dos dois:

Essa imagem demonstra direitinho o que eu to falando pra vocês:

Sintético para produto cremoso e Natural para produto seco.

Esses são alguns exemplos de pinceis e suas respectivas funções:

Cerdas sintéticas:

Cerdas naturais:

Cerdas Naturais são fios de cabelo X Cerdas Sintéticas geralmente são fios de náilon:

CLASSIFICAÇÃO DOS PINCÉIS

Essa tabelinha aqui, vai ajudar a vocês distinguirem cada um dos pincéis, e qual a função especifica deles.

1 – Pincel para base: Usado para aplicar e distribuir a base. Os pincéis de base tradicionais podem ser diagonais ou retos, com cerdas sintéticas ou mistas, já que servem para produtos líquidos e pastosos. Os mistos promovem uma melhor cobertura e possuem cerdas firmes, deixando a pele uniforme e homogênea.
2 – Pincel para corretivo: Pincel de cerdas sintéticas, achatado e pequeno, como se fosse uma versão menor e mais fina do pincel de base. Este pincel é eficaz na aplicação de corretivos líquidos e cremosos, ideal para cobrir pequenas manchas, espinhas e olheiras.
3 – Pincel para pó: O pincel destinado à aplicação de pó deve ser grande, cheio, arredondado e composto por cerdas naturais. Outros tipos de pincéis podem ser utilizados para aplicação deste produto, mas um instrumento com as características citadas acima irá executar uma melhor aplicação.
4 – Pincel para blush: Esse pincel se assemelha com o de pó, porém é menor e tem cerdas um pouco mais longas. Quanto mais macias forem as cerdas, melhor será a performance.
5 – Pincel para sombras: É pequeno, feito com cerdas naturais e achatado. As cerdas devem ser firmes para a obtenção de pigmentos mais vivos e intensos.
6 – Pincel para esfumar: Pequeno, com cerdas naturais. Tem forma arredondada e cheia. Ideal para marcar o côncavo e esfumar os tons.
7 – Pincel para delinear ou chanfrado: Este pincel é multifuncional. Serve tanto para contornar os olhos nas pálpebras superiores e inferiores, quanto para delinear a linha d’água, preencher sobrancelhas e aplicar delineadores em gel. É bem fino, com cerdas firmes e cortado diagonalmente no topo.
8 – Pincel para lábios: Pequeno, bem fino e achatado, com ponta arredondada e cerdas sintéticas. Possibilita o preenchimento dos lábios por completo, dá precisão ao contorno e possibilita uma maior duração do produto.
9 – Leque: Serve para retirar os restos de sombra que caem durante sua aplicação. Por ter pelos finos e alongados, seu uso não prejudica a maquiagem já feita anteriormente.
10 – Pincel e pente para cílios : Este instrumento é multifuncional. O lado com dentes serve para alongar e retirar o excesso de máscara dos cílios e o lado com cerdas serve para pentear e desenhara sobrancelha.
11 – Pincel para delineador : O mais fino dos pincéis. Seu acabamento afinado faz com que o produto seja aplicado de forma delicada.

Higienização e Conservação
Não podemos nos esquecer que devemos sempre mante-los limpo e higienizados. Os pincéis de maquiagem devem ser lavados com água morna e sabão antibacteriano pelo menos uma vez por semana, em caso de uso pessoal. O processo de secagem deve ser natural. Já com os objetos usados por maquiadores profissionais o cuidado deve ser redobrado, pois há risco de contaminação por fungos ou bactérias. É indicado que cada pessoa leve o seu próprio pincel quando for se maquiar. Além disso, o profissional deve limpar seus instrumentos após cada cliente.

Contatos:

E-mail: laisavasconcelos.silverio@hotmail.com

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHVx7iY5Hc-Y8mX0acgPtDg

Um beijo e até a próxima pessoal!

1. Adorei o post Laisa, consegui tirar várias dúvidas sobre os pincéis, comprei um kit agora e estava em dúvidas sobre alguns, obrigada :)) Ahh e seu blog é lindo <3 Beijinhos!!

www.retoquefeminino.com

2. Que ótimo post, não sei quase nada de maquiagens, mas estou querendo aprender e começar pelos pinceis já é uma boa.